quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chocada com o que leio

Por mais acostumada com o que escuto e leio a respeito de deficiência física e mental, ainda me choco e muito com tudo isso.

Estive participando de um fórum de discussão sobre o aborto de fetos com anencefalia. Ali deixei meu pensamento e que aqui não convém expressá-lo, pois não é esse o foco da discussão. E deixei por que queria concorrer ao livro sobre o assunto.

É um fórum que acredito na totalidade ou de alunos ou de formados em Direito, pois o site é direcionado para esses profissionais ou futuros. E ontem, lembrando do assunto, dei uma passadinha por lá, para ler o que haviam escrito e se já havia acontecido o sorteio.

A leitura foi rápida, pois haviam posts imensos e que a maioria dava a opção a mulher, mas um post, simples e direto e sem nenhuma empatia me permitiu refletir o quanto o ser humano é ruim. O cara simplesmente disse que era favorável ao aborto por que se assim essas crianças viessem ao mundo, só dariam prejuízo ao bolso do Estado e consequentemente ao nosso, pois teria que ter escolas especiais adaptações, como dos meios de transportes coletivo. Acredito bem, que essa pessoa tem, alias, nem sei o que acredito, para escrever tanta asneira. E é uma pessoa que não conhece o mínimo do país que vive, pois se bem observar, o Estado gasta, alias, investe, muito pouco em adaptações para pessoas com necessidades especiais.

Eu ainda não sei como tocar as pessoas, pois é difícil para quem tem alguma necessidade especial viver nesse país, é rejeição em quase todo lugar, seja por falta de adaptação, por receio das pessoas, pelas dificuldades das pessoas em lidar com elas, pela exclusão na educação, dos planos de saúde, dos médicos, enfim.

Queria mostrar que não é fácil e mesmo amando muito nossos filhos e por muitas vezes médicos falando sobre uma expectativa de vida rala, apenas com fundamentos na literatura, dizendo muitas vezes que aquela pessoa viverá dessa forma ou por pouco tempo, nós estamos na luta constantemente por melhor qualidade de vida e mostrando que tudo isso é falho.

Aqui fica minha angustia por um dia saber que irei cruzar com pessoas desumanas e ruins e angustia de que minha filha poderá ficar sozinha, sendo cuidada por alguém desse jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário